domingo, 16 de setembro de 2018

Expressões numéricas: delimitadores são importantes?

Expressões numéricas: delimitadores são importantes?

Saber lidar com expressões numéricas é algo que, salvo engano, começa a ser visto lá no 5º ano do Ensino Fundamental (4ª série, se preferir :-)). Os alunos aprendem que há uma certa ordem que deve ser respeitada para a resolução de uma expressão numérica. Esses princípios são depois levados para as expressões algébricas e para o resto da vida acadêmica.


Expressões numéricas: delimitadores são importantes?

Basicamente você precisa saber que:
Resolve potências (e raízes, que é um tipo de potência).
Resolve multiplicação e divisão.
Resolve adição e subtração.

Simples assim. Desse modo, se temos $2+\color{red}{3\cdot 5}$ você não pode adicionar o 2 com o 3 e depois multiplicar por 5. Deve primeiro resolver o que está destacado em vermelho, que é a multiplicação e assim obter $2+\color{red}{15}=17$. Há explicações matemáticas do porquê disso, mas você pode pensar assim: já pensou se todo mundo fizesse tudo do jeito que quisesse? É preciso ordem para que tanto um estudante aqui no Brasil quanto um lá na Alemanha encontre a mesma coisa, não é?

Quer ver um erro comum? Observe: $5-(-2)^3$. Sabe o que muita gente faz? Eles falam pra si mesmos: menos com menos é mais e assim escrevem $5+2^3$. Isto está errado. Por quê? Uma razão muito simples. Esse menos com menos é o equivalente a multiplicar um -1 a esquerda do "(" com o -2, ou seja, $5-1\cdot (-2)^3$. Entretanto, fazendo isso você resolve uma multiplicação antes de uma potência. Observe: $5-\color{red}{(-2)^3}$. Revolve o que está em destaque primeiro e obtém: $5-\color{red}{(-8)}$. Agora, resolve a multiplicação: $5\color{red}{-(-8)}=5\color{red}{+8}$ e por fim resolve a adição para obter 13, ou seja, $5-\color{red}{(-2)^3}=13$.

Parecem bobagem, mas não é. Ter domínio disso ajuda a não errar cálculos. É sobre isso que tratamos no vídeo seguinte



Alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um recado logo abaixo nos comentários.


Um grande abraço.
Luís Cláudio LA

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.