domingo, 9 de setembro de 2018

Volumes de Sólidos de Revolução - Método dos Discos

Volumes de Sólidos de Revolução - Método dos Discos


Há vários objetos ao nosso redor que têm a forma de um sólido de revolução. São exemplos de sólidos (ou superfícies, dependendo do preenchimento ou não) de revolução um cone, um cilindro circular reto (aquele da latinha de óleo), as rodas de um carro e até uma taça, como a mostrada na figura seguinte.

volumes-de-solidos-de-revolucao-metodo-dos-discos


É interessante saber calcular volumes de sólidos de revolução (pelo método dos discos e arruelas - ou coroa) e discutimos isso em um artigo do Blog Mipedes. Aqui você terá acesso a um vídeo com uma aula que ministrei sobre o assunto e ao final mostramos como poderíamos projetar uma taça como a que aparece no desenho e determinar o seu volume antecipadamente.
Com o avanço da tecnologia já poderíamos pensar em "imprimir" (em uma impressora 3D) um sólido de revolução como este. Como você pode saber antecipadamente qual será a capacidade do recipiente que construirá? Vamos discutir isso no seguinte vídeo.


A seguir eu pretendo deixar outros vídeos ou apontamentos para vídeos com exercícios sobre esse tema.

Exercício 02


Encontrar o volume do sólido obtido com a rotação da região delimitada pelos eixos coordenados  e pela curva $yu=\sqrt{\cos(x)}$ em que $x\in\left[0,\cfrac{\pi}{2}\right]$.



Aguardem mais exercícios... :-)

Grande abraço
Luís Cláudio LA


Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.