domingo, 16 de setembro de 2018

Algoritmo da Divisão: você sabe dividir?

Algoritmo da Divisão: você sabe dividir?


Você sabe dividir? Estamos falando de cálculo manual. Embora vivamos em um tempo em qua todos têm uma calculadora no bolso (em seu smartphone) algumas habilidades continuam sendo importantes e saber o algoritmo para o cálculo de operações com números inteiros é algo que penso ser importante que se saiba. Afinal de contas Aprender cria novas conexões os neurônios e você pode usar essas conexões para resolver N outros problemas. :-)

algoritmo-da-divisao-voce-sabe-dividir


Em sala de aula eu já percebi que entre as quatro operações a de divisão entre dois números naturais é aquela que os estudantes mais erram. Há muitos vícios trazidos desde as primeiras séries que é difícil desaprender. Uma delas é o "não dá para dividir, colocar um zero no quociente", mas há outras. Há muitos SEs no conhecimento que eles trazem e no final eles acabam se confundindo e errando.

A minha proposta para minimizar o problema é trocar esse procedimento cheio  de decisões que os estudantes devem tomar por um em que ele sempre responde a uma pergunta, não importa se o número em questão é menor, igual ou maior ao que está no divisor. A pergunta é simples:

Qual é o número natural de 0 a 9 que multiplicado por ___ dará ___ ou um pouco menos?

Em sala de aula também foi possível constatar que o número de estudantes que erravam os cálculos diminuía bastante depois que eles passavam a usar esse procedimento, mas muitos tinham dificuldade em deixar as velhas práticas.

Nos vídeos seguintes você encontrará dois momentos em que falamos sobre isso com estudantes de Ensino Médio. Sugiro que tente encontrar o resultado da divisão indicada manualmente e depois veja o vídeo. Tenho certeza que ao final você errará menos (caso esteja errando no início).


Parte 1/4 - Introdução

Qual é o resultado da divisão entre 9001 e 3 com aproximação decimal, ou seja, com uma casa após a vírgula? E 428:2 (essa é fácil); e 616:3? É sobre isso que falamos no próximo vídeo.




Parte 2/4 - Correção da Avaliação Diagnóstica


No vídeo anterior nós fizemos uma avaliação diagnóstica e no meio desta avaliação havia questões de frações também além de duas divisões (vídeo a seguir).  Tente fazer esse cálculo também: 6104:4 e 8013:4 e depois confira se acertou.


Parte 3/4 - Retomada do que foi discutido na aula anterior

A aula que está no vídeo seguinte foi gravada depois de 15 dias daquela que estão nos vídeos anteriores. Na ocasião eu quis saber o que havia ficado de conhecimento em relação ao que  havíamos estudado duas semanas antes. Eu sempre digo aos estudantes (citando Rubem Alves) que
O conhecimento é aquilo que fica depois que o esquecimento faz o seu trabalho.
e foi justamente o que queríamos: saber o que ficou. Você pode se adiantar e saber de entendeu ou não o procedimento respondendo, antes de ver o vídeo, os seguintes problemas: quanto é 1632:16 e 8002:4?
 

Parte 4/4 - Correção dos últimos exercícios

Nesta última parte dessa aula sobre algoritmo da divisão, corrigimos os dois exercícios deixados ao final do último vídeo a saber: 13021:13 e 8351:4.

É isso aí... Alguma crítica, dúvida ou sugestão? Deixe o recado logo abaixo nos comentários.

Grande abraço
Luís Cláudio LA

Compartilhe:


Algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar esse erro.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite no campo abaixo e tecle ENTER para pesquisar.